Só fico muito triste de ver que mesmo em um país que se denomina "diversificado culturalmente", existam pessoas tão escravizadas pelo preconceito que não consigam enxergar que estão fazendo o papelão de estragar uma sociedade que tem muito para se desenvolver, se caminharem e lutarem juntos em prol de um bem em comum.
http://www.diariodosvales.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4733%3Apreconceito-gera-indignacao-em-bom-retiro-do-sul&catid=35%3Ageral&Itemid=67
Vivemos em uma sociedade que evolui a cada dia, e o respeito aos gostos e opções de cada pessoa são a maturidade de uma convivência em que os diferentes tornam-se a liberdade de expressão democrática de cada indivíduo.
Porém, nem todos tem o respeito que lhes é devido. Assim foi com Luana de Brito, que mais uma vez sofreu uma situação constrangedora e de preconceito. Passeando por sua cidade natal, Bom Retiro do Sul, onde sua família reside, no último feriadão, Luana relata os comentários maldosos e preconceituosos que recebeu de alguns indivíduos na noite bom-retirense.
“Na noite de quinta-feira, por volta de 22h, fui até o Crepe com minha irmã. Na ida, ouvi alguns comentários maldosos e algumas piadinhas de mal gosto. Não dei muita bola até por que creio que algumas pessoas não sabem o verdadeiro significado da Cultura negra, do cabelo Black Power. Estas pessoas não são munidas ou ensinadas, ou até mesmo, não buscam saber sobre o mesmo. E acredito que são ensinados de uma forma errada e de uma forma antiética, ou simplesmente, ouvem alguém falar do cabelo ruim, do cabelo Bombril e acham que estão certos em discriminar, e ficar largando piadinhas de muito mal gosto”, desabafa Luana.
Luana conta que os comentários maldosos foram mais uma vez dirigidos a sua pessoa, quando retornava para casa “Na volta pra casa, passei novamente pelo mesmo lugar, onde ouvi um guri sentando na calçada (por que nem calçada na cidade podemos andar por serem tomadas de cadeiras, pessoas bebendo enlouquecidamente, achando isso o máximo) que me disse o seguinte: Olha ali, ela tem uma cachopa na cabeça (não é cachopa, e sim um Puff como chamamos, cabelo preso). Na mesma hora voltei e pedi pra ele repetir o que tinha dito. Ninguém se manifestou. Creio que o chapéu serviu para todos. Isso aqui não é cachopa e sim meu cabelo Black Power, mais respeito por gentileza”, exclamou Luana.
Luana diz que ficou chateada e envergonhada coma atitude destas pessoas, e questiona o que leva estas pessoas a fazerem isto? “Não me conhecem e largam essas piadas? Eu podia muito bem fazer um registro policial e até mesmo um escândalo, mas minha criação e minha índole não permitem ser mal educada e tratar mal as pessoas, conhecendo ou não ela”.
Luana diz ainda que as pessoas tem muito que aprender, sempre! “Crespo é lindo. Ensine! Mais respeito por gentileza. Preconceito é crime”!
Por Luana de Brito